Quais são as vantagens para o empresário que opta por alugar uma sede para sua empresa?
- Floripa Real Estate
- 11 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2022
A escolha por alugar um imóvel ao invés de empregar recursos próprios na compra da sede comercial/empresarial é um tema MUTO DISCUTIDO em mercados mais estáveis e desenvolvidos, como nos Estados Unidos e na Europa. Por aqui, o assunto é controverso. As empresas brasileiras são donas de ativos operacionais (algumas colocam até a expressão “sede própria” no cartão de visita). Ademais, quanto menor for a empresa, mais comum haver mistura de patrimônio físico e jurídico.
Porém, a discussão está evoluindo. Caso o empresário opte por alugar uma sede (sala, galpão, consultório, loja, etc..), existem alguns benefícios contábeis interessantes que fazem parte do planejamento financeiro de alto nível. Alguns deles:
-💰 Liberação de caixa: ao alugar, o empresário mantém/libera capital de giro, aprimorando seus indicadores de endividamento.
- 💵 Melhora na liquidez: ao alugar, o patrimônio líquido fica no ativo circulante, melhorando indicadores de liquidez.
- 🧾 Redução de carga tributária: Caso a empresa opte pelo lucro real, a despesa com aluguel (provavelmente) será maior do que a despesa com depreciação contábil do imóvel próprio. Dessa forma, haverá menor IR e CSLL, impostos que incidem sobre o lucro líquido.
- 🧱 Redução da base de ativos: a redução na base de ativos permite que o capital seja aplicado gerando maior faturamento, melhorando indicadores ROA e ROE.
Atenção: Os tópicos acima são avançados, envolvendo conceitos de contabilidade aplicada no setor privado. As situações aqui apontadas contemplam uma empresa saudável, com indicadores de lucro sobre o patrimônio líquido adequados.




Comentários