Custo da Construção Civil - Parte 6/6
- Floripa Real Estate
- 23 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Chegamos no sexto e último tópico desse conjunto de explanações sobre CUB, criado com muito carinho após opinião de vocês, seguidores.
Pois bem, vamos lá.
Afinal, como melhor utilizar esse indicador?
1 – Encontre o CUB certo!
Conforme explanado nos tópicos 2 e 3 dessa série, existem diversos tipos de CUB. Encontre, dentre os projetos existentes na norma ABNT, o que mais se adequa ao seu tipo de obra. Caso tenha dúvidas, procure a seção “downloads importantes” no meu site (www.floriparealestate.com.br) e baixe o arquivo “Principais aspectos sobre o CUB – Sinduscon/MG”. Lá você terá todas as plantas e projetos padrões a partir da página 70.
2 – Avalie o padrão (baixo, normal alto).
O CUB varia conforme os padrões de ACABAMENTO. Portanto escolha o CUB de acordo com o seu padrão construtivo. Para ter certeza do seu enquadramento, procure a página 22 do arquivo mencionado anteriormente.
3 – Ache o valor atualizado no site do Sinduscon do seu Estado. Aqui em Floripa-SC, o site é https://sinduscon-fpolis.org.br/tabelas-cub/. Procure pelo CUB norma 2006 para ter a versão mais atualizada. Lá você também encontrará TODAS as planilhas de composição que discutimos no tópico 4.
4 – Por fim, para suprir todas as despesas adicionais sobre de que falamos no tópico 5, acrescente 35 à 40% sobre o valor do CUB selecionado. Alguns acham que sou exagerado ou pessimista. Eu tenho certeza que isso é PLANEJAMENTO. Só assim você evitará sustos.
Pronto. Agora você tem todas as ferramentas para melhor utilizar esse indicador.
Espero que tenha sido útil!
Um abraço e até a próxima.




Comentários