Taxa de ocupação: o indicador fundamental para quem compra um terreno!
- Floripa Real Estate
- 1 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de abr. de 2022

Estou falando da TAXA DE OCUPAÇÃO!!!
Muitos marinheiros de primeira viagem costumar achar um terreno bonitinho, baratinho, bonzinho na ilha da magia e... acabam comprando é uma grande dor de cabeça! 💣
Somente depois de adquirir o terreno, verificam junto ao plano diretor municipal que construir aqueles 2 sobrados geminados ou aquelas 3 lojas para aluguel não será possível pois a taxa de ocupação não viabiliza o empreendimento. 🤦♂️
Taxa de ocupação é um conceito simples: representa um número percentual (ou um número entre 0 e 1) que indica qual a proporção máxima cuja PROJEÇÃO do imóvel pode ocupar no terreno. A frase é difícil, mas a prática é simples.
Vamos aos exemplos com base nos desenhos do POST.
- O desenho da esquerda mostra uma taxa de ocupação (projeção laranja) de, SUPONHAMOS, quarenta por cento. Ou seja: a área laranja é 40% da área azul (no caso, o terreno). Caso a TO máxima do terreno seja no mínimo 0.4, ou 40%, a construção estará dentro das normas do plano diretor.
- O desenho do meio, embora tenha 2 andares, TAMBÉM POSSUI taxa de ocupação de idêntica ao primeiro desenho. Mesmo que a área construída seja maior, a taxa de ocupação permanece a mesma. Obra ok! De acordo com o Plano Diretor!
-Já o desenho da direita tem uma taxa de ocupação de 50% devido a uma sacada projetada para o segundo piso. Logo, essa obra não seria viável, e estaria em dissonância com o plano diretor da cidade em questão.
Viu como é simples?
Essa taxa deve ser encarada pelos entusiastas de terrenos como um dos principais indicadores mercadológicos. Ela balizará sua decisão inicial de investimento e fará com que você compreenda a viabilidade do seu empreendimento.
Esteja atendo, seja profissional e colher bons frutos.
#engenhariacivil#construçãocivil#construçãoflorianópolis#obraflorianopolis#obraemfloripa#casaemfloripa#taxadeocupação#sinduscon#corretorflorianopolis#construtoraflorianopolis#arquitetoflorianopolis




Comentários